Estados Unidos: história, jazz & blues

de 20 de fevereiro a 1º de março de 2024

duração

10 dias/9 noites

grupo máximo

20 viajantes

atividades

cultura, turismo

países | cidades

Estados Unidos, New Orleans, Savannah, Charleston

Detalhes

Em 1934, o compositor George Gershwin visitou a Carolina do Sul motivado pela leitura do romance Porgy, de DuBose Heyward. A ideia era conhecer de perto a história e a tradição musical dos afro-americanos que viviam nas favelas Charleston. Assim nasceu Porgy and Bess, a primeira grande ópera genuinamente americana e um tributo aos artistas negros, à sua música e à essência do Deep South.

Este roteiro percorre os estados da Carolina do Sul, Geórgia e Luisiana em busca de momentos fundamentais da história dos Estados Unidos, sua diversidade étnica — marcada pela presença inglesa, espanhola, francesa e africana —, belezas naturais, arte e, é claro, muita música. Ao visitarmos Charleston, Savannah, Saint Augustine e New Orleans conheceremos aspectos importantes do processo de independência dos Estados Unidos, as causas e consequências da Guerra Civil, a arquitetura rural e urbana antebellum e a tradição cultural que deu origem ao jazz e blues, uma verdadeira revolução na música e nos costumes.

TIAGO HALEWICZ
Diretor da Casamundi Cultura

Roteiro

Em horário pré-determinado, embarque com destino a Charleston, com conexões.

Chegada em Charleston prevista para o início da tarde. Recepção pelo guia local e traslado privativo ao hotel. Restante do dia livre. À noite, sugerimos caminhar e jantar em um dos restaurantes típicos do Historical District, que está a poucos minutos do hotel.

Charleston, destino pitoresco da Carolina do Sul, foi eleita a melhor cidade dos EUA para viajar, de acordo com os leitores da conceituada publicação Travel + Leisure. O destino ganhou o prêmio World Best Awards 2022 por sua gastronomia, atrações turísticas e conservação do patrimônio histórico. Por tudo isso, Charleston é o mais importante polo cultural do sul do país.

Fundada em 1670 por colonos britânicos como Charles Town — uma homenagem ao rei Charles II —, a cidade tornou-se um importante centro econômico baseado no comércio de escravizados, fato que a colocou como epicentro da Guerra Civil Americana.

Após o café da manhã, visita guiada pelos principais pontos de Charleston, como o Rainbow Row — conjunto de casas históricas do século XVIII —, The Battery & White Point Garden, a histórica Igreja de São Miguel, o French Quarter e o Historic Charleston City Market. Ao longo do passeio, conheceremos os primórdios da história dos Estados Unidos, como o desenvolvimento das primeiras colônias, a história dos escravizados africanos e o início da Guarra Civil Americana.

À tarde, tempo livre para percorrer as charmosas ruas do French Quarter, os jardins com carvalhos centenários e visitar o Gibbs Museum of Art ou o International African American Museum, inaugurado em julho de 2023 como um dos projetos museológicos mais inovadores do país.

Pela manhã, início da viagem para Savannah (180 km). Vamos percorrer o interior dos estados da Carolina do Sul e da Georgia através da rodovia 17. No caminho visitaremos Hilton Head, uma pequena ilha conhecida como refúgio para ex-escravizados após a Guerra Civil Americana. Hoje o destino atrai milhares de turistas do mundo inteiro em busca de seus sítios históricos, herança cultural e belezas naturais. Chegada no meio da tarde em Savannah e acomodação.

Com suas 22 encantadoras praças e seus muitos monumentos e edifícios históricos, Savannah é a cidade mais antiga da Georgia, fundada em 1733. Entre as várias belezas da cidade estão as mansões em estilo antebellum, o neoclássico americano pré-guerra. O destino é ideal para fazer caminhadas sem pressa e curtir a atmosfera sofisticada e a gastronomia de uma autêntica paisagem do Deep South.

Pela manhã, city tour por Savannah. Acompanhados de um guia local, conheceremos a Catedral de São João Batista, construída em estilo neogótico francês, que remonta à década de 1870, a Praça Lafayette, a Casa Andrew Low — um dos maiores edifícios históricos de Savannah — , a Mansão Owens-Thomas e o Savannah City Market. Visitaremos também o Forsyth Park, área de 30 acres onde está o Jardim das Fragrâncias, e a River Street, repleta de lojas e restaurantes tradicionais. Para finalizar o passeio, iremos a uma Plantation para uma verdadeira imersão na história do período colonial na América do Norte. Tarde livre para passeios sugeridos pela Casamundi.

Saída pela manhã para visita a St. Augustine (270 km), o primeiro assentamento permanente no atual território dos Estados Unidos. Fundada em 1565 pelo explorador espanhol Pedro Menéndes de Avilés, St. Augustine é um encontro com os primórdios da história do país. Visitaremos o Castillo de San Marcos, fortaleza do século XVII, a Ponte dos Leões, as várias atrações da St. George Street, o Hospital Militar Espanhol e o Parque Arqueológico da fonte da Juventude, onde provavelmente aconteceu o desembarque de Ponce de León, em 1513.

St. Augustine também é conhecida no contexto da luta pelos direitos civis da população afro-americana no país. Em 1963, vários atos violentos da Ku Klux Kan e da polícia aconteceram na cidade. No ano seguinte, com o apoio de Martin Luther King, aconteceram vários protestos pelo fim da segregação racial. As manifestações resultaram em diversas prisões de ativistas, inclusive de Luther King.

Retorno a Savannah no fim da tarde.

Dia livre para aproveitar atividades extras em Savannah. Recomendamos a visita ao SCAD Art Museum, uma das melhores coleções de arte contemporânea da Geórgia. Outra alternativa é conhecer o Ralph Mark Gilbert Civil Rights Museum, dedicado à preservação da história do movimento pelos direitos civis em Savannah. Caminhar na região entre a River Street e Broughton Street também é uma ótima alternativa para desfrutar da atmosfera da cidade. À noite, a sugestão é curtir um show no Good Times Jazz Bar, uma das casas mais animadas da cidade.

Check-out do hotel no fim da manhã e traslado ao aeroporto para embarque a New Orleans. Chegada no início da noite e traslado ao hotel. 

New Orleans é a maior cidade da Luisiana. Localizada às margens do rio Mississipi, é conhecida como o berço do jazz e do blues. Além disso, a “Big Easy” proporciona experiências que combinam as culturas caribenha, espanhola, francesa e africana; e tudo isso se reflete na arquitetura, no comportamento e na curiosa gastronomia Cajun e Creole.

Após a acomodação no hotel, tempo livre para atividades opcionais coordenadas pela Casamundi.

Pela manhã, acompanhados de um guia local, conheceremos as principais atrações de New Orleans. Iniciaremos pelo French Quarter, área histórica e animada onde estão a Jackson Square, a Bourbon Street, o Café du Monde, músicos de rua e prédios que remetem à influência francesa sobre a cidade. Seguiremos para o Garden District, um lindo bairro com mansões antebellum e chalés tradicionais crioulos. Em direção ao Art district está a Magazine Street, uma via animada com muitos cafés, bares, boutiques e galerias de arte. À tarde, sugerimos um passeio pelo rio Mississipi a bordo do Steamboat. Ao cair da noite, a melhor opção é curtir um dos vários clubes de jazz da cidade, como o Preservation Hall, fundado em 1961.

Visita a Oak Alley Plantation, uma fazenda histórica do século XIX. Dedicada ao plantio de cana-de-açúcar, a propriedade está junto ao rio Mississipi e compõe uma das paisagens mais características do Deep South. Foi nessa fazenda que Antoine, um escravizado afro-americano especialista em técnicas de enxerto, desenvolveu uma variedade de noz-pecã premiada na Exposição Universal de Filadélfia.

Retorno a New Orleans no final da manhã e tarde livre para visitar os museus da cidade, como o New Orleans Jazz Museum.

Manhã livre em New Orleans. No início da tarde, traslado ao aeroporto para embarque ao Brasil (com conexões).

O que está incluso

  • Acompanhamento do diretor cultural da Casamundi, Tiago Halewicz;
  • Encontros preparatórios na Casamundi;
  • Guia profissional em português durante toda a viagem;
  • City tours com guias locais (português ou espanhol);
  • Ingressos para visitas incluídas no roteiro;
  • 9 noites de hospedagem em hotéis de categoria turística (com café da manhã continental);
  • Ônibus privativo para traslados e passeios.

Clique no ícone e fale conosco diretamente pelo whatsapp.

+55 (51) 3024-4284
+55 (51) 99136-3847 - Turismo
+55 (51) 99151-6885 - Cultura

clique e baixe o roteiro completo da viagem em arquivo pdf

Rolar para cima