duração
10 dias/09 noites
grupo máximo
20 viajantes
atividades
cultura, turismo
países | cidades
Quito, Cotopaxi, Riobamba, Cuenca e Guaiaquil
Detalhes
Conhecido como “la mitad del mundo”, o Equador se destaca como grande destino de aventura que envolve a Amazônia, Cordilheira dos Andes e Pacífico. Além de todas essas riquezas naturais, o país ainda ostenta vários conjuntos arquitetônicos impecáveis. Não é à toa que o centro histórico de Quito foi o primeiro a ser declarado Patrimônio Cultural da humanidade pela UNESCO.
Este roteiro exclusivo da Casamundi Cultura percorre a Avenida de los Volcanes, entre Quito e Cuenca, para chegar às portas do Pacífico, em Guaiaquil. Contemplar paisagens insólitas, a tradição dos povos andinos e cidades históricas inconfundíveis na companhia de especialistas é o caminho proposto pela Casamundi para conhecer o autêntico Equador.
TIAGO HALEWICZ
Diretor da Casamundi Cultura
Roteiro
Embarque com destino a Quito, com conexões. Após a chegada na capital equatoriana, traslado com assistência ao hotel.
Dia inteiro dedicado a Quito e arredores. Pela manhã, deslocamento até a região da linha equatorial para caminhada em torno da cratera do vulcão Pululahua. Em seguida, visita à “Ciudad Mitad del Mundo”, complexo turístico construído sobre o ponto exato da Linha do
Equador, onde está também o Museu Etnográfico.
Após o almoço, retorno a Quito para caminhada pelo impressionante centro colonial, o primeiro a ser declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO. O passeio percorre a Plaza de la Independencia, onde estão o Palácio do Governo, a Catedral Metropolitana e algumas das igrejas mais importantes construídas nos séculos XVI e XVII.
O clima único do Equador oferece o ambiente perfeito para o cultivo do melhor cacau do mundo: o Cacao Arriba. Para compreender a importância dessa cultura no país, visitaremos a Republica del Cacao, conhecida por produzir de forma sustentável o mais autêntico chocolate latino-americano. Nessa experiência, os viajantes conhecerão a história do cacau equatoriano e degustarão seus melhores produtos.
Retorno para o hotel ao final da tarde e noite livre.
Pela manhã, saída pela rodovia Panamericana rumo a Otavalo. A primeira parada será no Quitsato Sundial, local dedicado ao conhecimento das culturas préhispânicas da região sobre astronomia.
Em seguida, visita a Otavalo, onde está o mais importante mercado de artesanato indígena do país, localizado aos pés do Monte Imbabura. Após o almoço, traslado à reserva ecológica Cotacachi-Cayapas que oferece uma bela vista para a lagoa Cuicocha. Após a caminhada, parada na pitoresca cidade colonial de Cotacachi.
Retorno ao hotel no fim da tarde.
Saída em direção ao Parque Nacional Cotopaxi, de onde é possível avistar os vulcões Cotopaxi e Antisana. Na chegada, visita ao Centro de Interpretação para conhecer a história das grandes erupções, bem como a flora e fauna locais. Em seguida, caminhada pelos arredores do Lago Limpiopungo. Após o almoço, os mais aventureiros poderão fazer uma caminhada opcional até refúgio J. Ribas do Monte Cotopaxi (4.800 m).
Hospedagem e jantar nas imediações do Cotopaxi.
Pela manhã, saída para visitar o mercado indígena de Pujili, lugar importante para o desenvolvimento social e econômico dos povos originários da região. Em seguida, chegada à cratera do vulcão Quilotoa, onde, ao longo de vários séculos, formou-se um lago rico em minerais que lhe deram uma tonalidade esverdeada. Essa paisagem pode também ser apreciada com uma caminhada opcional de cerca de 1,7 km. No caminho de volta, breve parada para conhecer as galerias de arte da comunidade de Tigua, com visita ao ateliê de um dos artistas: Julio Toaquiza.
Jantar e hospedagem em Riobamba.
Agora dirigimos para o sul até Ingapirca, um observatório e fortaleza inca. Este é o sítio inca mais importante do Equador, onde o imperador e sua comitiva descansavam durante as viagens pelo império.
O sítio de Ingapirca foi construído com pedras perfeitamente esculpidas e unidas com argamassa natural. Esse templo serviu para cerimônias e rituais da cultura cañari-inca e também teve fins estratégicomilitares. Ao fim da visita, deslocamento para hospedagem em Cuenca.
Depois de Quito, Cuenca é a cidade mais visitadas do Equador. Sua magnífica arquitetura dos séculos XVII e XVIII foi decisiva para ser declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1999. Durante um passeio a pé, os viajantes conhecerão os principais pontos de Cuenca, seus edifícios emblemáticos e belos exemplos da arquitetura barroca hispano-americana. Tarde livre para aproveitar a cidade ou visitar o Museu Etnográfico Pumapungo, que reúne artefatos representativos das crenças e ritos dos povos do Equador.
No caminho para Guaiaquil, parada no Parque Nacional El Cajas, uma área de 70 mil hectares que abriga vários ecossistemas e mais de 200 lagos. A fauna do parque nacional é muito rica. É possível avistar lhamas selvagens, ursos-de-óculos, pumas e gatos-do-mato. A longa lista de pássaros que habitam o parque inclui beija-flores, tucanos e magníficos condores andinos.
À tarde, deslocamento para Guaiaquil para hospedagem.
Pela manhã, city tour panorâmico para conhecer as principais atrações do Porto de Guaiaquil. Nessa região estão a Praça da Administração, o Palácio Municipal, a Torre do Relógio em estilo mourisco, o monumento a Sucre e o Parque Simón Bolívar. Esse parque também é conhecido como o Parque das Iguanas, pois lá circula uma grande população dessa espécie de animais. De outro lado do parque está a Catedral Metropolitana em estilo neogótico. A visita segue ao Malecón 2000 e à Rotonda, onde estão os monumentos a Bolívar e San Martín.
Seguiremos ao Cerro Santa Ana de onde teremos uma vista panorâmica de Guaiaquil e do Rio Guayas.
Retorno ao hotel e restante do dia livre.
Em horário pré-determinado, traslado ao Aeroporto de Guaiaquil para embarque a Porto Alegre, com conexões.
Fim dos serviços.
O que está incluso
- Acompanhamento do diretor da Casamundi Cultura, Tiago Halewicz, durante todo o itinerário;
- Encontros preparatórios na Casamundi Cultura;
- 9 noites de hospedagem com café da manhã;
- Traslados privativos;
- Acompanhamento de guias locais, em espanhol;
- 6 almoços e 2 jantares (sem bebidas)
- Ingressos para atrações mencionadas no roteiro.