Home Cursos - Casamundi Turismo e Cultura Atualidades Geopolítica História Summertime: a Charleston de DuBose Heyward e George Gershwin

Summertime: a Charleston de DuBose Heyward e George Gershwin

Em 1934, George Gershwin viajou para Charleston, Carolina do Sul, para conhecer a atmosfera de onde foi criado o personagem “Porgy”, de DuBose Heyward. Assim nasceu “Porgy and Bess”, a primeira ópera criada para um elenco exclusivamente negro em um país marcado pela segregação racial. Estreada em Boston no ano seguinte, a saga do protagonista e da favela de Catfish Row — conhecida por árias icônicas como “Summertime” e “I Got Plenty o’ Nuttin” — estreou na Europa na década de 1940, mas ganhou a devida projeção apenas a partir de 1976, depois da apresentação na Grand Opera de Houston. Desde então, ela nunca mais foi esquecida.

Neste encontro, Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz abordam a história de Charleston, o espírito do Deep South, e os elementos musicais que contribuíram para a construção de uma das mais importantes obras compostas nos Estados Unidos.

Data

24 jan 2024
Expired!

Tempo

19:30 - 21:00

Detalhes

EVENTO PRESENCIAL

Preço

110,00

Docentes

  • TIAGO HALEWICZ
    TIAGO HALEWICZ
    Pesquisador na área da cultura

    Tiago Halewicz é diretor cultural e sócio da Casamundi. Como viajante, conduz grupos por todos os continentes, compartilhando o seu conhecimento multidisciplinar. É autor de dois livros e já realizou curadoria e organização de várias exposições, mostras de cinema e concertos. Atua como pesquisador na área de cultura polonesa. Em 2015, Tiago recebeu a medalha de Ordem de Honra dos Cavalheiros da República da Polônia.

  • OLINDA ALLESSANDRINI
    OLINDA ALLESSANDRINI

    Considerada uma das mais versáteis pianistas do país, conquistou vários Prêmios Açorianos pela dedicação e pesquisa sobre música brasileira e latino-americana. Sua discografia apresenta 11 CDs solo, 14 CDs como pianista convidada e um DVD, “pamPiano”, com direção do cineasta Caio Amon.

Rolar para cima