Guatemala: uma viagem ao legado da civilização maia
06 a 14/03 de 2025
duração
9 dias/8 noites
grupo mínimo
10 viajantes
atividades
cultura, turismo
países | cidades
Antigua, Lago Atitlán, Petén
Detalhes
Entre o Mar do Caribe e o Oceano Pacífico, a Guatemala é um dos mais exuberantes países da América Central. Ao lado do México, guarda o indiscutível legado da civilização maia em sítios arqueológicos monumentais como Iximché, Yaxha e Tikal. A partir desse lugares podemos compreender com clareza de detalhes o que foi o Período Pré-Clássico da Mesoamérica, como nasceram as primeiras grandes cidades do continente, o papel do cacau no desenvolvimento dessa sociedade e, sobretudo, o pioneirismo dos maias na observação astronômica.
Como parte do Círculo de Fogo do Pacífico, o território guatemalteca tem 37 vulcões — sendo 10 ainda considerados ativos — , que contribuem para a fertilidade do solo e a formação de paisagens impressionantes de densas florestas.
Em março de 2025, a Casamundi embarca para a terra de Tecún Umán, o último líder do povo maia k’iche’ das Terras Altas. Nessa viagem, vamos mergulhar nos ensinamentos dessa civilização de 4 mil anos, apreciar a beleza da arquitetura colonial e entender como as tradições dos povos originários conseguem resistir até os nossos dias.
TIAGO HALEWICZ
Diretor da Casamundi Cultura
Roteiro
Apresentação no aeroporto de Porto Alegre às 22h para embarque com destino à Cidade da Guatemala, com conexão no Panamá. O voo parte à 1h15 do dia 6 de março.
Chegada na Cidade do Panamá às 6h34 e conexão para Cidade da Guatemala às 9h48. Chegada às 11h15. Após procedimentos de imigração e coleta das malas, encontro com o receptivo local para traslado privativo ao hotel em Antigua. Restante do dia livre para descanso e atividades opcionais propostas pela Casamundi.
Antigua, é uma cidade colonial histórica localizada na região central da Guatemala. Fundada em 1543, serviu como capital do país até 1773, quando atingida por um terremoto. Sua arquitetura barroca espanhola, com ruas de paralelepípedos e igrejas monumentais, fez dela Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade é conhecida por seu ambiente encantador, com uma rica oferta de cafés, mercados e festivais. Além disso, é um ponto de partida popular para explorar a beleza natural ao redor, incluindo vulcões e o Lago de Atitlán.
Acompanhados de um guia local, iniciaremos a visita a Antigua pelo Cerro de la Cruz, de onde teremos uma vista espetacular da cidade e seus vulcões. Continuaremos a caminhada pelas ruas coloniais que nos transportarão ao século XVII. Ao longo do trajeto, veremos o Cabildo, o Palácio dos Capitães Generais, as igrejas La Merced e São Francisco, além de outros recantos pitorescos. Ao fundo, o Vulcão Água será uma testemunha silenciosa da nossa caminhada.
O café guatemalteca está entre os melhores do mundo. Para conhecer essa iguaria, visitaremos uma finca no Vale de Antigua, onde veremos todos os processos, desde o plantio até a torrefação. Restante do dia livre.
Após o café da manhã, partiremos para as terras altas da Guatemala. No caminho visitaremos o sítio arqueológico de Iximché, antiga capital maia do reino Cakchiquel. À tarde continuaremos em direção ao Lago Atitlán. Segundo o escritor inglês Aldous Huxley, autor de Admirável Mundo Novo (1932), esse seria o lago mais bonito do mundo. Em Penajachel, faremos uma curta caminhada pela pitoresca rua Santander, onde encontraremos uma variedade de restaurantes e lojas de artesanato. No final da rua encontraremos um belo cais com vistas privilegiadas do Lago Atitlán. Hospedagem em Penajachel junto ao lago.
Saída do hotel com destino a Chichicastenango (38 km), povoado que preserva as tradições ancestrais indígenas. A cidade é também conhecida pelo Templo de Santo Tomás, uma importante estrutura que combina influências maias e espanholas, e pelo mercado tradicional, um dos maiores e mais coloridos do país. Durante o passeio, conheceremos um grupo de mulheres indígenas que se dedicam ao processamento do milho, base da cultura alimentar guatemalteca. Ao final das visitas, retorno ao hotel no Lago Atitlán.
Pela manhã, passeio de barco para visitar duas das doze cidades que circundam o Lago Atitlán. Conheceremos o povoado tzutuhil de San Juan La Laguna, caracterizado pela harmonia em que seus moradores convivem com a natureza. Continuaremos em direção a Santiago Atitlán, outro povoado tzutuhil. Essa comunidade cultua a divindade maia Maximón, símbolo do sincretismo religioso dessa zona. Traslado à Cidade da Guatemala (120 km), para embarque em voo regular (às 19h) com destino a Petén. Chegada às 20h e transfer para hotel situado numa extensa reserva natural privada, nas margens das lagoas Petenchel e Monifata, onde vivem aves das mais variadas espécies.
Após o café da manhã, visita a Yaxha (120 km), um dos principais sítios arqueológicos maias da Mesoamérica. O complexo reúne 9 acrópoles e cerca de 500 estruturas adjacentes, muitas delas com uma vista espetacular para a Laguna Yaxha e para a selva. Retorno ao hotel em Petén no fim da tarde.
Check-out do hotel e visita a Tikal (50 km), um dos mais significativos sítios arqueológicos da civilização maia. Datado de aproximadamente 600 a.C. a 900 d.C., foi um próspero centro urbano e político, notável por suas pirâmides e templos que testemunham a sofisticação arquitetônica e astronômica dos maias. O complexo é caracterizado por uma rede intrincada de praças e edifícios monumentais, refletindo uma estrutura social hierárquica e uma profunda compreensão cosmológica. Reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, Tikal oferece uma visão crucial sobre o desenvolvimento e a queda dessa antiga civilização, situando-se como um elo fundamental na narrativa da Mesoamérica. Após a visita, traslado ao aeroporto de Petén para voo com destino à Cidade da Guatemala às 17h30. Chegada às 18h30 e traslado ao hotel em Antigua.
Pela manhã, visita guiada ao centro histórico da Cidade da Guatemala. Iniciaremos o tour pelo Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, dedicado, principalmente ao legado da civilização maia. Logo após, conheceremos os monumentos centrais da capital guatemalteca ao redor da Avenida La Reforma. Continuamos o passeio caminhando pela Praça da Constituição, com entrada no Palácio Nacional da Cultura e Catedral Metropolitana. Ao sair da catedral, iremos diretamente ao Mercado Central, conhecido pela produção têxtil, artesanato e comida local. Retorno ao hotel em Antigua e tarde livre.
Em horário oportuno, traslado ao aeroporto da Cidade da Guatemala para embarque em voo com destino ao Panamá às 13h12. Chegada no Panamá às 16h40 e conexão às 21h42 para São Paulo.
Chegada em São Paulo às 6h45 e conexão para Porto Alegre às 11h45. Fim dos serviços.
O que está incluso
- Acompanhamento do curador da Casamundi, Tiago Halewicz, durante o roteiro terrestre;
- Encontro preparatório exclusivo;
- 8 noites de hospedagem em hotéis 4*, com café da manhã;
- Acompanhamento de guias locais durante os passeios (espanhol);
- Ingressos para as atrações mencionadas no roteiro;
- Passeio de barco privativo entre San Juan La Laguna-Santiago Atitlán;
- Traslados e passeios em transporte privativo e climatizado;
- Almoço no sítio arqueológico de Tikal (sem bebidas);
- Bilhetes aéreos para os voos domésticos na Guatemala.
Hotelaria
Antigua | Soleil Antigua (ou similar)
Lago Atitlán | Porta del Lago (ou similar)
Petén | Villa Maya (ou similar)
Documentação
Portadores de passaporte brasileiro (com validade mínima de seis meses) são isentos de visto para ingresso como turistas na Guatemala (período máximo de 90 dias). É obrigatória a apresentação de Certificado Internacional de Vacina contra a Febre Amarela ou atestado de contra-indicação/isenção de vacinação contra febre amarela. Todos os viajantes devem preencher declaração de viajante antes de ingressar ao país. 4 kg (42 cm / 24 cm / 24 cm). O excesso de equipamento será cobrado USD 3 por libra adicional ao permitido.
Observações gerais
Os voos domésticos na Guatemala são em classe econômica e incluem uma bagagem despachada de 21 kg (60 cm / 35 cm / 35 cm) e uma bagagem de mão de 4 kg (42 cm / 24 cm / 24 cm). O excesso de equipamento será cobrado USD 3 por libra adicional ao permitido.
Os traslados privativos (entre aeroportos e hotéis) incluídos na parte terrestre são exclusivamente para os passageiros que viajam nos voos internacionais sugeridos. Passageiros que escolherem outras rotas e/ou horários devem solicitar orçamento de transfer.