duração

18 dias/17 noites

grupo máximo

25 viajantes

atividades

cultura, turismo

países | cidades

Azerbaijão, Geórgia e Armênia

Detalhes

Onde a Europa e Ásia se encontram, três países surpreendem até os viajantes mais experientes. Azerbaijão, Geórgia e Armênia formam o sul do Cáucaso, uma área montanhosa que preservou culturas milenares e até hoje é um importante meio de intercâmbio entre oriente e ocidente. Se houvesse uma palavra para definir esse destino, essa seria “originalidade”. 

Este roteiro exclusivo da Casamundi Cultura percorre os lugares mais emblemáticos do Cáucaso para conhecer os vestígios de antigas sociedades e compreender as particularidades de cada nação, suas crenças, ritos, hábitos e esforços para conquistarem o seu lugar no mundo globalizado. Da moderna e pujante Baku, no Azerbaijão, seguimos para a Geórgia, um país com rotas cenográficas entre montanhas, vinhedos ancestrais e mosteiros ortodoxos. Finalizamos a viagem na Armênia, país cuja história complexa deu origem a uma das maiores diásporas já conhecidas pela humanidade. Hoje, seu espírito resiliente preserva um grande legado de sabedoria e resistência. 

O Cáucaso nos convida ao passado, às tradições milenares, à natureza intocada e, sobretudo, às paisagens pelas quais passaram importantes civilizações.

Roteiro

No início da tarde, saída de Porto Alegre com destino a São Paulo (Guarulhos). Embarque à noite em voo para Doha.

Chegada em Doha no fim da tarde. Encontro com a equipe local e traslado ao hotel. Noite livre.

Pela manhã, encontro com o guia local para city tour pela capital do Qatar. Entre as várias atrações da cidade estão a Corniche, via que se estende por toda a Baía de Doha, o Souk Waqif e o complexo Katara Cultural Village. Tarde livre para visitar o impressionante Museu de Arte Islâmica ou o Museu Nacional do Qatar, conhecido como a Rosa do Deserto.

Pela manhã cedo, traslado ao Aeroporto de Doha para embarque com destino a Baku. Chegada à capital do Azerbaijão no fim da manhã. Encontro com a equipe local e traslado ao hotel. Após a acomodação, tempo livre para explorar a região do Boulervard de Baku, localizado à beira do Mar Cáspio. Jantar de confraternização.

Baku é um dos centros urbanos mais desenvolvidos do Cáucaso devido à indústria do petróleo e gás natural. Pela manhã, iniciaremos a visita à capital azeri com um passeio panorâmico pelo litoral, de onde podemos entender a geografia da cidade e seus contrastes arquitetônicos. Em seguida, caminhada pelo centro histórico, incluindo visitas ao Palácio Shirvanshah e à Torre da Donzela, datada do século XII. Após pausa para o almoço, seguiremos até a Península de Absheron para conhecer o Templo do Fogo Ateshgah e a montanha em chamas de Yanardagh. Ao final do passeio, retorno ao hotel.

Saída para visita à Reserva Histórica de Gobustan (65 km), área reconhecida pela UNESCO pela riqueza artística dos petróglifos e pinturas rupestres de aproximadamente 40 mil anos. O parque também é uma zona geotérmica, onde encontram-se cerca de um terço dos vulcões de lama existentes no mundo. Ao retornarmos para Baku, visitaremos o Centro Heydar Aliyev, um complexo cultural cujo projeto foi assinado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid. É uma das obras contemporâneas mais audaciosas do premiadas do país. Restante do tempo livre.

Pela manhã. check-out do hotel e translado ao aeroporto de Baku para embarque com destino a Tbilisi. Após voo de cerca de 1h20, desembarque na capital georgiana e encontro com o guia local que nos levará para um almoço e breve passeio a pé por importantes pontos da cidade velha. Visitaremos a Igreja Metekhi, o bairro de Abanotubani, a Basílica Anchiskhati e Torre do Relógio, entre outras atrações. Deslocamento para o hotel ao final das visitas.

Pela manhã, visita ao Museu Nacional da Geórgia, que abriga tesouros que datam do 3º milênio a.C., artefatos pré-históricos e também uma vasta coleção dedicada ao passado soviético. Em seguida, conheceremos o Parque Mtatsminda, onde faremos pausa para almoço. À tarde, encontraremos uma personalidade local para uma conversa sobre a a dinâmica social da Geórgia enquanto república soviética e os desafios e perspectivas do país para o futuro. Restante do dia livre para atividades opcionais.

Saída em direção a Gori (85 km), cidade natal do antigo líder soviético Josef Stálin. Visitaremos o Museu Stalin e, após o almoço, seguiremos a Uplistsikhe, antiga cidade esculpida na rocha. Segundo escavações arqueológicas, Uplistsikhe desempenhou um papel significativo na história georgiana durante um período de aproximadamente 3 mil anos. Ao final das visitas, retorno a Tbilisi.

Pela manhã, saída para região de Kakheti (100 km), conhecida pela produção dos vinhos ancestrais georgianos. Nessa área também encontram-se o convento de Bodbe, local de descanso de Santa Nino, e a pitoresca cidade de Sighnaghi. Após o almoço, visita a uma vinícola familiar para conhecer o processo de fabricação do vinho georgiano. Partiremos ao povoado de Nukriani, onde conheceremos uma organização comunitária feminina que incentiva mulheres à geração de renda. Na ocasião, poderemos ouvir sobre suas iniciativas e participar da produção de pães tradicionais, como o shoti puri e nazuki. Retorno a Tbilisi ao final das visitas.

Início da viagem a Kazbegi (150 km), região montanhosa no norte do país. Durante o percurso por uma antiga estrada militar soviética conheceremos o Mosteiro de Javari, cuja história simboliza a queda do paganismo no antigo reino georgiano de Kartli-Iberia. Na sequência, conheceremos a Catedral de Svetitskhoveli, do século XI, um marco da Era de Ouro da arquitetura georgiana. Após o almoço (incluído), finalizamos o passeio na Fortaleza de Ananuri, sede dos duques de Aragvi, uma dinastia feudal que governou a área a partir do século XIII. Hospedagem e jantar (incluído) em Kazbegi.

Após o café da manhã, saída para visita à Igreja da Trindade Gergeti, cartão postal da Geórgia. Localizada a 2200 metros de altitude, Gergeti é um dos lugares mais remotos e belos do país. Após a visita, almoço em restaurante local, onde conheceremos o processo de produção do khinkali, prato nacional da Geórgia. Deslocamento para Tbilisi e hospedagem.

Saída do hotel em Tbilisi e traslado a Sadakhlo (70 km), cidade georgiana na fronteira com a Armênia. Após desembarque da bagagem e trâmites de fronteira, encontro com o guia armênio para seguir viagem a Dilijan. Durante o percurso de 100 km, visitaremos o Mosteiro de Haghpat, um dos principais centros intelectuais da Armênia medieval. Após almoço (incluído) em restaurante local, deslocamento ao hotel em Dilijan para hospedagem. Jantar (incluído) no hotel.

Pela manhã, viagem em direção a Yerevan (95 km). No caminho, visitaremos o Complexo Monástico de Haghartsin, do século XIII, e o lago Sevan, localizado na Cordilheira do Cáucaso. Após o almoço (incluído), seguiremos em direção à capital armênia para hospedagem.

Após o café da manhã, city tour pela capital armênia. Acompanhados pelo guia local, conheceremos a história do país e visitaremos atrações como o Instituto Mesrop Mashtots, repositório de manuscritos armênios medievais, o Memorial Museu do Genocídio Armênio e a Casa Museu Sergei Parajanov, dedicada ao maior diretor do cinema nacional. Almoço em restaurante local (incluído).

Saída em direção à fronteira da Turquia (40 km) para visita à planície do Monte Ararat, onde localiza-se o Mosteiro Khor Virap. Na sequência, conheceremos a Catedral de Echmiadzin, considerada por muitos a igreja mais antiga do mundo cristão. durante o dia, ainda visitaremos o Templo de Zvartnots, erguido no século VII por Nerses III, e a fábrica do Brandy Ararat, fundada em 1887, período em que a Armênia esteve ocupada pelo Império Russo. Almoço (incluído) em restaurante local e retorno para o hotel em Yerevan no fim da tarde.

Partimos para um passeio em direção a Garni (25 km) para conhecer um mosteiro esculpido em uma montanha. No Mosteiro Geghard, teremos a chance de ouvir um coro cantando música sacra em uma câmara acústica. Em seguida, veremos o único templo pagão antigo ainda em pé na Armênia, o Templo Garni. Desfrutaremos de um almoço (incluído) em um estabelecimento familiar local, onde veremos uma demonstração de como o famoso lavash armênio é feito. Após o almoço, retornamos a Yerevan para tempo livre e jantar de despedida.

Em horário pré-determinado, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino ao Brasil (com conexões). Fim dos serviços.

O que está incluso

SERVIÇOS INCLUÍDOS NA PARTE TERRESTRE

  • Acompanhamento do curador da Casamundi, Tiago Halewicz, e da diretora comercial, Fernanda Morassutti, durante o roteiro ;
  • Encontro preparatório exclusivo;
  • 16 noites de hospedagem em hotéis 4 *** e 5****, com café da manhã;
  • Acompanhamento de guias locais durante os passeios (português/espanhol);
  • Ingressos para as atrações mencionadas no roteiro;
  • Traslados e passeios em transporte privativo;
  • 13 almoços e 4 jantares (sem bebidas);
  • Serviço de maleteiros nos hotéis;
  • Kit viagem.

HOTELARIA
Doha | Al Najda Hotel Souq Waqif ou similar
Baku | Courtyard by Marriott ou similar
Tbilisi | Wyndham Grand ou similar
Kazbegi | The Rooms Kazbegi ou similar
Dilijan | Best Western Paradise ou similar
Yerevan | Holiday Inn Republic Square ou similar

Documentação necessária

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses (a partir da data de retorno da viagem);
  • Para ingressar no Azerbaijão é necessário visto. O mesmo pode ser emitido de forma eletrônica. A Casamundi oferecerá todas as informações para a emissão do mesmo.

Para maiores informações, inclusive sobre valores, clique no ícone e fale conosco diretamente pelo whatsapp.

+55 (51) 3024-4284
+55 (51) 99136-3847 - Turismo
+55 (51) 99151-6885 - Cultura

Rolar para cima